De costas para o rio...

Quero questionar-me, questionando-vos. Adoro a Paz real, aquela que brota sorrisos... Quero cantar sentimentos, desafiar os olhares do coração... Quero contar consigo, na parceria desta viagem... Por isso não quero ir para o mar, quero procurar as razões que dão amor... e, dele fazer um canto louco de alegria...

Nome:
Localização: Barreiro, Setubal, Portugal

sou alguém que é feliz...

segunda-feira, setembro 26, 2005

Do fogo sentido, ao fogo que arde...

De costas para o rio...... do fogo sentido ao fogo que arde...
Era uma tarde quente de Agosto.
A viagem feita vezes sem conta iniciou-se monòtonamente igual a tantas outras. Só a música ambiente teimava em contrariar. Recordações borbulhavam na memória, como água fervente, em panela cheia, como dizia, o poeta, prontas a saltar. Afinal, eu tinha dado tanta importância àquelas canções. Tinham sido marcos de registo "adolescentemente" maravilhosos!
As recordações são assim, doces e amargas, desejadas e dolorosas, mas ninguém as evita e todos querem reviver aqueles momentos, ainda que só desenhadas na imaginação. É tudo muito fugaz, incompleto, ao mesmo tempo bom e tão distante...
Naquela tarde, aquelas músicas, saidas dum baú de oiro, que um bom amigo me havia oferecido, assinalavam a sua presença, por mim de forma tão receptiva, agora o Clube Italiano, depois Os Cinco de Roma, a minha querida Techa, o Eduardo Jaime e ainda o João Paulo.
Foi muito duma vez só. Relembrei um passado com mais de quarenta anos... Os sentidos reagiram com júbilo, mas impotentes perante a realidade. Mas depressa me recuperei. Afinal quem tem essas recordações tão fortes assim, só pode ser feliz! Eu vivi aqueles momentos belos adormecidos, há tanto tempo, e o que aconteceu, foi apenas que acordaram todos ao mesmo tempo! E eu fiquei aturdido, foi o que foi.E ràpidamente mudei de tática. Passei a deliciar-me com as memórias, numa recordação calma, doce, e acreditem, de felicidade!
Sùbitamente parei, na estrada, num alvoroço enorme, bombeiros e populares acudiam ao fogo que se aproximava.E eu não havia dado conta.Questionei-me se havia de continuar ou não. Decidi-me pela aventura! Assim mesmo!
Afinal naquela tarde quente de Agosto, aquelas memórias revividas em catadupa, não tinham sido já uma aventura? Prossegui o meu caminho e pela primeira vez tive oportunidade de vêr um "fogo" ao vivo na minha frente.
Majestoso, de beleza satânica e destruidora, rebusca no nosso interior uma secreta vontade de o admirar, aquela máquina brilhante de queimar tudo à sua frente, imponentemente diabólica! De repente um pardal aflito, tão aflito que se deixou apanhar, pois estava completamente descontrolado. Agarrei-o e meti-o no carro e saí dali a todo o vapor. Mais à frente sem o fogo por perto, soltei o pardal e com a vista acompanhei o seu voo até poder. E dei comigo a imaginar, o quanto foi importante aquele pardal, porque me despertou duma realidade terrível, o de "gostar" de vêr o fogo destruir... do seu espectáculo lindo e terrível!
Duma memória bela,duma adolescência emocionalmente rica e bem vivida, para um espectáculo dantesco! Não vou esquecer depressa o contraste do fogo sentido, ao fogo que arde. O primeiro rasgou e aqueceu-me o coração, e o segundo tudo destruiu à sua volta.
Que experiência, meu Deus, que experiência, naquela tarde quente de Agosto.

Agosto de 2003
Ricky

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ola Ricky,
Parabens e felicidades para o teu blog !
Nos ja nos falamos a proposito de um outro rio, o Zambeze.
Um abraço.
Fernando

10:17 da manhã  
Blogger Henrique Santos said...

Obrigada Fernando, pela visita e pelos teus votos, um abraço, Ricky

11:52 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Oi Rickyyy
Finalmente consigo deixar o meu post rs!
Fiquei feliz pela surpresa de encontrar o teu blog... passarei a vir sempre aqui para te ler!!!
Um beijinho e Muita Sorte!
Vanessa

12:15 da tarde  
Blogger Leonor said...

ola ricky, meu afilhado, rsssssssssss
passei so para ver o andamento aqui do sitio. vai muito bem. estou a gostar.

abraço da leonoreta

1:16 da tarde  
Blogger Henrique Santos said...

Minhas queridas,
Este sítio só vale se tiver presenças interessadas, como são as vossas. Como agradecer? Escrevendo...
Bjinhos e obrigada,à madrinha e à miuda linda...
Ricky

3:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Ricky
Com muito agrado vim aqui "ver-te"! Já era teu "cliente" (sempre bem servido) na leitura do que ias deixando na Comunidade de Nampula. A partir de agora vou continuar a sê-lo aqui, ...mas não deixes de "postar" naquela nossa Comunidade! Força! Continua!
Um abraço
Makonde

5:26 da tarde  
Blogger Henrique Santos said...

Olá companheiro,
Pois, obrigada pelo teu comentário. Claro que não deixarei aquela comunidade que me recebeu tão bem, e onde já grangeei grandes amizades, que tanto me enriqueceram...
Um abraço do Ricky

11:22 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

quero mais...quero saber mais e quero ter mais para ler.
beijinhos

12:28 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home