De costas para o rio...

Quero questionar-me, questionando-vos. Adoro a Paz real, aquela que brota sorrisos... Quero cantar sentimentos, desafiar os olhares do coração... Quero contar consigo, na parceria desta viagem... Por isso não quero ir para o mar, quero procurar as razões que dão amor... e, dele fazer um canto louco de alegria...

Nome:
Localização: Barreiro, Setubal, Portugal

sou alguém que é feliz...

quarta-feira, março 29, 2006

A CAMINHADA


REFLEXÕES

Todos os anos por esta altura, Quaresma, sinto uma necessidade de me interiorizar, auscultar-me, saber como ando, porque tropeço tantas vezes, porque o mundo que me rodeia é assim, desumanizado, tendente à frieza absoluta. Escuto os noticiários e oiço o que não quero. Sinto, que muitos, tem pela guerra uma paixão desumana, cruel! Oiço os rebentamentos das bombas, dos suicidas fanáticos, oiço o martelar das metralhadoras. Fecho a TVe olho ao meu redor, recordo a conversa do café, a discussão sobre o aborto, se deve ser às tantas semanas ou às outras tantas. Como se a vida pudesse ser tirada, impunemente, antes e tivesse que vigorar depois. Uma capacidade de decisão, que ultrapassa o nascimento, esse fenómeno maravilhoso, que nos fascina a todos, e que os novos decisores ignoram pura e simples. Estou a ouvi-los no seu interior:" o nascimento é só quando eu disser!" É o legislador que decide! E, parte do povo, bate palmas acha que assim se democratizou a vida. Só vive quem ganha nos votos! Revejo as notícias desoladoras, que se referem às atrocidades cometidas nas crianças, tantas vezes por aqueles a quem elas teriam de confiar. Os culpados, às vezes, são objecto de julgamentos, tantas vezes, cheios de incertezas, com avanços e recuos, mas mais com recuos do que de justiça! Assisto, impotente, ao desenvolvimento duma forma de ser e estar, fria, distante, com quase ausência de amor. E na minha caminhada, tento reerguer-me imaginando que nem tudo é mau. Recordo, que existem milhões de pessoas, que de formas diversas se dão em amor ao próximo, tantas vezes com risco da própria vida! E, o mundo reage tão cruelmente ignorando-os. Não têm notícia no telejornal, ninguém comenta as sua acções. Quem se lembra de Madre Teresa de Calcutá? Mas do Código Da Vince se calhar se lembrarão. Quem se lembra de ter lido numa notícia pequenina, que um missionário tinha sido assassinado? Mas, todos se lembrarão, de um caso qualquer, dum padre acusado de qualquer coisa. E é sempre assim, o mundo vai ao encontro da ausência de valôres. Dizer-se hoje que se é Católico, Cristão, falar-se em Jesus, é como se costuma dizer, politicamente incorrecto. Pode-se ser, mas às escondidas. Porque será? Porque Jesus incomoda assim tanto? Eu sei, gratamente sei! Jesus deu a Sua vida por Amor ao homem, suportou as suas dôres, as sua angústias, os seus pecados. Mais ainda Deus Pai deu o seu único filho para nossa salvação! Era capaz de fazer o mesmo? A Paixão de Cristo, na sua essência é uma maravilhosa prova de amor, como Ele sempre ensinou. Que fazemos nós? Espalhamos frieza, indiferença, quando somos chamados a intervir, em dar uma ajuda que fazemos? Inventam-se desculpas, desvia-se a atenção e continuamos numa outra caminhada. Como dizia o meu pároco, estamos a meio, da Quaresma, tempo de reflexão, que queremos fazer da nossa vida? Já pensaram?

Deixo-vos um poema, em repetição, mas que se enquadra bem.

Foi por amor

Na tristeza Me encontraste,
pelo Teu sorriso me reergui,
pela Tua mão andei em frente,
o Teu calôr me sossegou,
senti a força do Teu carinho!
Na estabilidade do Teu colo,
me habituei a adormecer,
a Tua voz escutei interiormente,
e me embalava para o sono,
o sono da paz e do amor!
E acordava refeito,
feliz e sorridente.
A noite de contemplação,
me enchia de força,
um novo espírito me dominava,
sem mêdos, com coragem,
amor e tranquilidade!
Agora feliz,
olho em frente, fixamente,
e vejo-Te naquela cruz,
e a certeza mais se certifica:
tudo o que fizeste por nós,
foi por amor!!

E, propositadamente, a foto inicial representa Jesus Ressuscitado, já lá não está, e deverá estar no coração de todos os que O acolherem.

32 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ou mais dificil ainda, aqueles q verdadeiramente e incondicionalmente o quiserem acolher.....
Bjs

9:16 da tarde  
Blogger Isabel Filipe said...

Oi Ricky,

Adorei o teu texto...5 estrelas...gostei muito de o ler...

beijinhos

p.s.: o poema já conhecia...rsss

12:37 da tarde  
Blogger Era uma vez um Girassol said...

Bonita reflexão nesta época que se aproxima. Que nos leva a reflectir também acerca do sentido da nossa vida.
O poema é lindo, gostei de o reler!
Bjs

11:11 da tarde  
Blogger Menina Marota said...

Uma reflexão que me fez bem ler. Gostei muito!
Um abraço e bom fim de semana :)

1:36 da tarde  
Blogger Leonor C.. said...

Os noticiários são deveras terríveis pois dir-se-ia que a humanidade está em decadência. A guerra e todas as atrocidades inerentes a ela dominam os povos. Sem querer dou comigo angustiada e a perguntar em que mundo vivo eu.E alguns dizem-se cristãos e rezam ao mesmo Deus! No entanto deviam saber que não foi isso que Deus ensinou ao enviar o Seu Filho. Jesus pregou paz e amor. Jesus deu a sua vida por nós em sacrifício pelos nossos pecados, mas a humanidade rouba a vida aos seus próprios irmãos. Isto para não falar no resto. Para onde caminhamos?

10:53 da tarde  
Blogger Leonor said...

um post formidável neste época pascal. muito bonito ricky. adorei.

parabéna à neta e ao avô que vivem o escutismo. são giros e sempre gratificantes esses momentos de boas acções testemunhados nos nós nos lenços.
e olha... respondendo a um comentario teu... nunca a madrinha abandonaria o afilhado na blogosfera, rss

abraço da leonoreta

2:05 da tarde  
Blogger Luna said...

Deveriamos procurar diariamente dentro de nós o porquê de tudo estar mal, pois o mundo é um refexo de nós mesmos, e a quaresma é isso mesmo é a mostra de jesus que podemos encontrar a ressurreição dentro de nós através da morte mistica.
fica bem

7:24 da tarde  
Blogger LUIS MILHANO (Lumife) said...

ENCONTRO DE BLOGS EM ALVITO NO PRÓXIMO DIA 22 DE ABRIL .

PROGRAMA

10h30 - POSTO DE TURISMO
Recepção aos Participantes

11h00 - AUDITÓRIO CENTRO CULTURAL
-HOMENAGEM A RAÚL DE
CARVALHO-
-Poeta natural de
Alvito.
Intervenção do Escritor
Antonio Rebordão Navarro

- CONFERÊNCIA BLOGUISTA
Temas defendidos pelos
seguintes oradores:-

-Luis Lança Silva -
(TV ALENTEJO)
-João Espinho-
(PRAÇA DA REPÚBLICA EM
BEJA)

13h00 - QUINTA DOS PRAZERES
Almoço regional

15h30 - Passeio guiado pelo
Concelho de Alvito

17h30 - Visita à Sede do Grupo
Coral

18h00 - Concerto na Igreja Matriz
(Alunos do Conservatório
Regional do Baixo Alentejo)

Valor da refeição 18€ (Dezoito euros) (crianças até 4 anos não pagam, dos 4 aos 10 anos pagam 50%)

PAGAMENTO: Deverão efectuar o pagamento até ao dia 16 de Abril, através de transferência bancária para a conta com o NIB: 0035 0084 0000 3930 700 26 da Caixa Geral de Depósitos e indicar-nos os dados que lhe são solicitados no formulário que enviamos aquando da sua inscrição .

-Desculpem a insistência e o espaço roubado mas não queremos que falte informação sobre o ENCONTRO DE BLOGS EM ALVITO A REALIZAR NO PRÓXIMO DIA 22 DE ABRIL .

As nossas saudações e os nossos agradecimentos

8:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

VC me fez refletir tb. Sinto uma paz interior quando creio na ressurreição, o espirito santo tb habita em mim. Ler o seu escrito aumenta a minha capacidade de amar. Bjs

1:17 da tarde  
Blogger Zica Cabral said...

Ricky obrigado pelos teus comentários aos meus saquinhos com gatos pretos. Tenho mais mas nao os tenho conseguido inserir no blog. Dava-me erro do server. Hoje consegui inserir estes.
Faz publicidade deles, por favor, porque se destinam à campanha a favor do Gato Preto para ver se se acabam de vez os preconceitos contra esta cor dos gatuchos. O dinheiro que se conseguir fazer vai reverter a favor dos gatos que estão na União Zoófila e que são apadrinhados (e amadrinhados) pelo site FELINUS (www.felinus.org). Quanto mais se conseguirem vender mais dinheirinhos vai para aquela instituição que tanto precisa. Eu tenho andado muito fugida dos blogs porque tenho estado bastante doente. Agora, a ultima que me deu foi um ataque de gota...........doi pra caramba e fora disso , ando meia drogada com os pain killers que o medico me deu.
Mas já estou ,melhor graças a Deus. Hoje até já fui dar de comer às minhas coelhas e limpar-lhes a gaiola..........
Mas não posso estar muito tempo no computador porque tenho que estar com o pé para cima e aqui não tenho espaço para isso
Beijinhos grandes

10:03 da manhã  
Blogger Manel do Montado said...

Companheiro,
Descobri Deus e Jesus em pequeno e depois esqueci-me deles, até há meia dúzia de anos onde vivi aquilo que só conhecia de livros e filmes...
Hoje, Deus pai e Jesus Cristo, são presenças constantes da minha vida, falo com eles amiúde sem intermediários, porque também os padres me desgostaram na guerra e creio que a grande maioria deles não percebeu efectivamente o que João Paulo II queria para a Igreja e para o novo milénio. Talvez por isso mesmo se tenha virado para a juventude e eu era jovem quando ele deu a reviravolta na forma de estar da Igreja, a mesma que a pouco e pouco regride.
O texto…soberbo como só tu sabes escrever e descrever.
Um grande abraço chamuar e bom
FDS

5:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

descobri hoje o teu blog...
parabens
gostei imenso
em relacao ao texto que agora li foi uma excelente reflexao que nos faz meditar e pensar!parabens Ricky e continua
beijinhos
Plu

8:25 da tarde  
Blogger lena said...

um texto excelente e para reflectir Ricky

tudo quanto referes, toca profundamente, principalmente nesta época que para mim é a mais importante, um renascer ...

beijinhos para ti amigo

lena

9:51 da tarde  
Blogger Isabel Filipe said...

Oi...

Cadê uma "posta" nova?

desejo-te uma linda semana. beijinhos

9:51 da manhã  
Blogger Manuel Palhares said...

Ricky,

Desculpa-me, mas não encontro outra forma de te felicitar pelo nascimento das tuas netinhas gémeas, no teu blog, senão colocando aqui um comentário.
A tua alegria e felicidade explode pelas diversas comunidades e eu estou também muito contente e feliz por ti.
Para os anjinhos que agora chegaram, para o seu vovô, assim como para os pais e restante família, muita saúde, paz e amor.
Boa Páscoa!
Um grande abraço,

Manel

2:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

e eu tb me associo ao Manel Palhares e aqui te deixar os meus parabens e votos de muitas felicidades pelo nascimento ontem das tuas princesas, um abraco para ti avo babadao e outro a tua familia!
bj grande da
Paula " plu"

7:01 da tarde  
Blogger Era uma vez um Girassol said...

Ricky, vai espreitar...
Parabéns, Vôvô Babado!!!!!!!
Bjinho

9:11 da tarde  
Blogger vero said...

Querido amigo,
peço desculpa por ter andado tão ausente... mas... coisas da vida...
Já estou d volta ;)
Fui recuperar forças e já me sinto mto melhor...:)
Beijinhos***

2:35 da tarde  
Blogger José Avlis said...

* * *
Caro Amigo Ricky

Gostei muito deste teu artigo em particular, assim como aliás tenho gostado de todos em geral, ao menos os que já li.

Por isso mesmo, espero que nunca desistas, a menos que haja motivos de força maior, claro.

Aliás, tens, felizmente, muitos amigos e simpatizantes não só que te lêem, mas que também comentam, geralmente de modo positivo e até assaz lisonjeiro (no bom sentido).

Quem me dera ter assim tantos comentadores, bem intencionados, no blogue que dirijo, embora sejam assuntos, objectivos e personalidades bastante diferentes...

Em muitos temas de religião e moral católica tens uma maneira de pensar e de interpretar muito semelhante à minha, felizmente, o que é muito raro nestes tempos conturbados em que vivemos, mesmo entre o próprio "clero" - dado que, infelizmente, uma significativa parte dele é demasiado liberal e progressista, bastante individualista e algo contestatária, nada piedosa, o que, por sua vez, constitui um péssimo exemplo, sobretudo para a maioria dos cristãos leigos, já de si tão descrentes e frívolos, materialistas e tíbios, egoístas e hedonistas...

Que tristeza, desgosto e frustração nesta Igreja que temos, e que se calhar até merecemos, pois geralmente pagamos uns pelos outros, os justos pelos pecadores, pois todos fazemos parte do mesmo Corpo Místico de Cristo!...

Rezemos por todos os nossos irmãos, sobreudo os maus cristãos - embora eu mesmo também não seja um bom exemplo para ninguém, antes fosse; tento sê-lo, mas tenho muitas limitações! -, sobretudo por aqueles que se encontram em maior perigo de eterna condenação...

Aproveito para desejar-te uma Santa e Feliz Páscoa, assim como para os teus Familiares e amigos.

DEUS É TUDO, O PRINCIPAL OU ÚNICO FIM PARA QUE FOMOS CRIADOS!
COMO O MUNDO SERIA MUITO MELHOR SE A MAIORIA PENSASSE A SÉRIO NISSO, VIVENDO EM CONFORMIDADE!

Cordiais saudações fraternais, em Cristo Redentor! :)

José Mariano

P.S.: Qualquer dia, combinaremos, se achares bem, um almoço de confraternização, até para recordarmos os felizes e belos tempos que passamos em Moçambique...

8:28 da manhã  
Blogger LUIS MILHANO (Lumife) said...

Votos de Boa Páscoa.

8:34 da tarde  
Blogger Isabel Filipe said...

Vim desejar-te a ti e a todos os teus uma Feliz Páscoa.
Beijinho.

10:22 da manhã  
Blogger Cristina said...

Uma Pascoa feliz para ti e para toda a familia
beijinhu GRANDE
:)

7:12 da tarde  
Blogger Henrique Santos said...

Meus caros amigos,

Venho tarde e a más horas, agradecer o vosso carinho, manifestado, pelo nascimento das minhas princesas, e à minh'A Caminhada.
Estive doente, com uma gripe disfarçada, com muita tosse, e, na terça feira passada, às duas e meia da manhã, quando ia à casa de banho, tossi com força, deu-me uma tontura tal que caí. Acordei de baixo do lavatório, com um grande galo no lado esquerdo da testa, com três dedos de altura. Sòzinho, não sei quanto tempo ali estive desmaiado, não me lembra de nada. Claro, depois foi gelo, gelo, gelo... e o galo ainda canta, o derrame baixou para as pálpebras, eu que sou do Benfica estou com um olho à Belenenses, que não à Porto, ok! A gripe está a amainar e cá vim ao pc, para duas coisas, que vos desejo:
1 - Agradecer o vosso carinho;
2 - Desejar uma Santa e Boa Páscoa, na verdadeira acepção da palavra - Libertação absoluta!
Bjinhos p´rás meninas que o desejarem, e abraços para os ditos cujos senhores e p´ras meninas em alternativa,
Ricky

5:18 da tarde  
Blogger Henrique Santos said...

PS Visitar-vos-ei em breve...
Ricky

5:18 da tarde  
Blogger vero said...

Uma Santa e Feliz Páscoa!
Beijinhos***

9:39 da tarde  
Blogger Poesia Portuguesa said...

Um belo texto de reflexão. Gostei imenso de o ler...

Deixo um abraço e continuação de uma Páscoa feliz :)

5:28 da tarde  
Blogger Era uma vez um Girassol said...

Ricky, soube que estiveste doente, resultado duma queda...Estás melhor? Este blog está a precisar dum arejo!!!!
Bjs

10:43 da tarde  
Blogger José Avlis said...

Caro Amigo Ricky

Lamento deveras a queda que tiveste, que poderia ter tido consequências bastante mais graves...
Mas Deus e o teu bom Anjo da Guarda estavam contigo, felizmente, ao menos isso!

Vives sozinho? Que pena eu tenho de quem vive desolado de tudo e de todos, mesmo que seja por opção própria!

E sabermos que há tantos filhos que abandonam e desprezam os próprios pais, assim como os velhinhos e doentes!
E muitos cônjuges, tanto homens como mulheres, que condenam, injusta e ingratamente, o seu companheiro, e muitas vezes pai ou mãe dos seus filhos, à mais negra solidão!
E pais que abandonam e maltratam os próprios filhos ainda crianças!

Que mundo-cão este em que vivemos!

Rezo por todos, e em particular por ti, amigo Ricky, desejando-te rápidas melhoras!

Abraço fraternal.

José Mariano

4:47 da manhã  
Blogger Manel do Montado said...

Um abraço...simplesmente!
Manel

1:04 da tarde  
Blogger Leonor said...

então? o que se passa?

7:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o mundo esta precisando ler mais sobre Jesus Cristo para não cair nas ficções de uma pessoa que vem querendo degrider a pessoa do nosso Senhor e Salvador.Valeu cara parabens continue escrevendo o que vc sente de amor por Jesus.

4:47 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

That's a great story. Waiting for more. » »

7:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home