De costas para o rio...

Quero questionar-me, questionando-vos. Adoro a Paz real, aquela que brota sorrisos... Quero cantar sentimentos, desafiar os olhares do coração... Quero contar consigo, na parceria desta viagem... Por isso não quero ir para o mar, quero procurar as razões que dão amor... e, dele fazer um canto louco de alegria...

Nome:
Localização: Barreiro, Setubal, Portugal

sou alguém que é feliz...

terça-feira, janeiro 03, 2006

Um ANO NOVO cheiinho de coisas boas...





Fotos do meu baú

Olá Gente Boa...
Tantos me procuram para saber o título deste blog, acham-no estranho. No início expliquei, mas já foi há tanto tempo... Nessa altura disse:


A razão deste título...De costas para o rio... feitas as apresentações, lançada que foi a minha primeira pedra deste edifício, quero explicar-vos o porquê deste título. Num belo almoço, à beira rio, na margem sul, alguém muito especial me questionou sobre o blog. Que sim, mas também, e afinal nem tinha ainda sequer, título! Ah mas até pode ser de costas para o rio... Aceitei, institivamente o desafio... Mais tarde verifiquei o quanto estava certo. Vejam só:

De costas para o rio,

p'ra não ir nele p'ró mar...

Nesta terra árida de baldio,

procuro razões para amar...

Neste cantinho, terei oportunidade de me expôr. Muitos amigos meus me dizem, que a minha poesia é uma autobiografia. Não será totalmente assim, mas que ela de facto vem de dentro, vem. E, não será toda a poesia uma forma de exposição, mais ou menos esclarecida? Por isso tinha pensado pôr em rodapé, uma informação que diria: Quem sou eu? Aqui me fotografo,para que me vejam...


Assim, nesta viragem do ano, quando já sou mais rico porque vos encontrei, porque sou visitado por "gente boa", que me tocam no coração, que me deram tantos poisos para o espírito, que prazenteiramente visito, venho aqui a terreiro para vos agradecer. Agradecer as críticas, a amizade latente em cada palavra que aqui deixaram, o incentivo para a continuidade deste diálogo, quiçá para ir até mais longe. Humildemente vos agradeço e lanço o meu BEM HAJA!
Claro que chegou o momento de vos desejar, formalmente, mas do fundo do coração, um Ano Novo, cheiinho de coisas boas... E, para rematar, um texto leve, para sorrir, dumas travessias de liceu... Estão salvaguardados os nomes, porque alguém me assoprou que... enfim, há quem tenha ciúmes aos sessenta... pois então!


PROIBIÇÕES

Naquele dia azarento, tudo me corria mal.

Cheguei ao liceu com uma cara de poucos amigos. A Zazá, a Belinha, a Teresa, o Neiva, o Gonçalo, o Padrão, o Toni, (os meus mais chegados na época) estavam de trombas...

Fiquei preplexo! Também? Afinal a razão era outra, o vice, que estava como reitor substituto, Balantas de alcunha, porque o Vieira Júnior estava de graciosa, tinha posto em tudo o que era lado, avisos bem elucidativos " Proibido Fumar - ... o desrespeito a esta directiva .... pode ir até à suspensão de 10 dias...

" Era grave, sobretudo para aqueles "meninos" como nós - 6º e 7º anos - que já se consideravam SENHORES do seu nariz. Estávamos a ser tratados como crianças, e isso era mesmo "ofensivo"! Fizémos uma reunião de emergência, e fomos ouvir os mais velhos - 7º ano! Aqui a hierarquia era mesmo para valer. Ali estavam o Manel, o Xico Peneda, a Maria João, a Maria Emília, a Vitó, enfim as grandes vozes. E ficou combinado...

No dia seguinte de manhã os meninos traziam vestidos calções e meinhas com sandálias - à pipi-, alguns com peitilhos, e elas vestidas com vestidinhos curtos, com trancinhas e lacinhos..... E, eles com carrinhos de Dinky Toys, de joelhos no chão num vozeirão "tttrrrruuuummmmmm" "pipipipi", "pópópó", etc... todos aqueles ruidos dos carros em dia de corridas... E elas? Com bonequinhas que embalavam com uma ternura tal, que embevecia o mais distraído.... mudavam os vestidos às ditas, com um cuidado extremo..... Bem, a confusão foi total... O Catarino. o Cansado Gonçalves, o Cândido Lopes, o Álvaro de Moura, a Rute Garcez, e mais uns quantos professores , riam às bandeiras despregadas e.... como que por encanto, os avisos no fim do dia desapareceram...

A vitória foi total!!!Passámos a tratar, com uma delicadeza tamanha, o vice reitor pelo senhor Gonçalves...

Memórias duma época linda da minha vida, 1959/1960.

33 Comments:

Blogger Leonor said...

de costas para o rio...
foi um almoço bom. eu nao estava de costas para o rio. é um belo título. sem duvida.

e aqui estás vindo do ano passado. ja estranhava a tua ausência. mas chegaste em força.

abraço da leonoreta

9:56 da tarde  
Blogger Isabel Filipe said...

pois...

rsss...
eu estava de costas para o rio.

Bjs

11:55 da manhã  
Blogger Cristina said...

Olá Ricky,
Ano Novo...Vida Nova...lá diz o ditado !!!
No começo deste novo Ano,
resolvi dar ao "meu mundo",o meu nome .
A partir de hoje ,podes-me encontrar em :

http://omundodacris.blogspot.com

Desde já peço desculpas, pelo incómodo que te possa causar.
Beijinhuss

3:56 da tarde  
Blogger Era uma vez um Girassol said...

Olá Ricky!
Gosto do título!
Passei também para te desejar muita inspiração para 2006!
Muitos posts para nos emocionar...
Bjs

5:11 da tarde  
Blogger Vagabundo said...

Um Bom 2005 para ti tb, que tudo corra pelo melhor.
Convenhamos qoe o titulo está sugestivo!!!
Fica bem
Abraço
Vagabundo

9:11 da tarde  
Blogger Fragmentos Betty Martins said...

Olá Ricky

“De costas viradas para o rio” é um nome lindo.

Como lindas são as tuas palavras, em que descreves um tempo e nos contemplas com as tuas memórias.

Um FANTÁSTICO 2006!

Beijinhos

10:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá, Henrique!
Que continues a criar um bom ambiente com as tuas palavras, por todos os locais que passes!
Um abraço,

11:44 da tarde  
Blogger Manel do Montado said...

Ora aí está uma forma inteligente de protesto, pelo uso da vis comica e pondo a ridículo os impositores duma pseudo-rigidez social.
É o que falta hoje em dia, com tanto meio de divertimento e de distracção a juventude não exercita o intelecto.
Quanto ao tal copo, é uma questão de combinanço.
Um abraço

11:27 da manhã  
Blogger Menina Marota said...

Um título que eu gosto, muito sinceramente... encerra um certo "mistério" faz lembrar aqueles filmes de amor e mistério...

Um feliz 2006 para ti!

Um abraço carinhoso ;)

1:34 da tarde  
Blogger Poesia Portuguesa said...

Assino as palavras da "Marota"... ;)

Um abraço carinhoso ;)

1:35 da tarde  
Blogger Português desiludido said...

Caro Ricky. Mas importante que o titúlo é aquilo que nos contas!
E contas de tal maneira que dá para "VER" o que escreves!
1Abr
Pedro

9:10 da tarde  
Blogger A .Carlos said...

Olá Ricky
Realmente também ja me tinha interrogado,acerca do nome que escolheste para este tão belo cantinho
Bem hajas amigo, pelos textos lindos que nos mostras e pelo sempre carinhoso comentário, que nos deixas nos nossos "cantinhos"
Bem Hajas Ricky.
bom f/s
abraços.

3:30 da tarde  
Blogger aDesenhar said...

olá ricky

também podia sser de costas para o mar
:)
de costas para o rio tem tanto de original como de excelente.
também te desejo um bom ano novo.

esquisso:Obrigado pelo honroso comentário no meu blog :)
conheces bem aquela terra cor avermelhada africana!pois foi assim que o teu comentário me deixou... :)

6:39 da tarde  
Blogger Confessionário said...

Retribuo a visita... e fico apensar de costas para o rio, como tu... mas de alma aberta para o mundo. Dou outro lado outra margem. Neste há uma ponte para chegar a todo o lado... Mas estou voltado para o mundo... Um abraço

12:31 da tarde  
Blogger Cristina said...

Olá Ricky,
Venho aqui hoje novamente com mais calma, e li o teu texto todo. Realmente agora fiquei a perceber o porque do titúlo
:)
Tem um lindo fim de semana, e continua sempre com a tua poesia que é linda
:)
beijinhuu

6:36 da tarde  
Blogger Diolindinha said...

Olá, vizinho!

12:20 da manhã  
Blogger José Avlis said...

Caro Henrique Santos
Conheço bem essas belas e misteriosa terras do Rovuma ao Maputo, onde passei, tal como o Ricky, os melhores anos da minha vida (em várias localidades, mas sobretudo em LM), portanto com uma história bastante análoga à sua, graças a Deus.
Regressei apenas em 1976, e desde então moro em Lisboa com a minha família, sendo natural do Norte (Santo Tirso).
Aproveito para desejar-lhe um Ano 2006 muito feliz, com a graça de Deus, para si e para os seus.
Tomei a liberdade de ligar-me ao seu Blogue, o qual aprecio bastante.
José Mariano

7:00 da manhã  
Blogger Isabel Filipe said...

....passei para te desejar uma boa semana.

Bj.

10:24 da manhã  
Blogger Era uma vez um Girassol said...

Linkei-me ao teu blog...Mais uma vez segui...Macaca de imitação????
Bjinho

8:06 da tarde  
Blogger Henrique Santos said...

Meus queridos amigos,
A todos os que crêem em Deus, sobretudo Cristãos e Católicos em particular, aconselho-vos este maravilhoso blog "Nova Evangelização". De leitura agradável, porque exposta com clareza, tem o essencial à nossa disposição, a palavra de Deus para ser divulgada. Visitem-no e verão.

Obrigada meus queridos pela vossa visita aqui ao meu blog, pelas vossas palavras de incentivo. Bem haja e mais uma vez BOM ANO cheiinho de coisas boas.
Abraços, Ricky

10:44 da manhã  
Blogger Ver para crer said...

Vim aqui parar e gostei. Terei de vir mais vezes!...

8:52 da tarde  
Blogger Ver para crer said...

Obrigado pela visita.
Quanto ao que pede nem precisava de pedir. Eu é que agradeço!

10:37 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

estou voltando de férias e não podia deixar de vir aqui te desejar um 2006 bem leve e um grande beijo... é bom te ler. Jinhos

10:37 da manhã  
Blogger Fragmentos Betty Martins said...

Olá Ricky

Passei... para seguir os aromas das tuas palavras.

E deixar-te um beijo e um :)

2:29 da tarde  
Blogger Cristina said...

Passei e deixo um beijinhu
:)

12:02 da manhã  
Blogger Era uma vez um Girassol said...

Olá Ricky!
Como não consigo que o meu perfil funcione...deixo-te aqui o endereço do meu blog para dares uma espreitadela!
Afinal tens alguma responsabilidade nisto tudo...!!!!!

http;//eraumavezumgirassol.blogspot.com

Bjs

2:36 da tarde  
Blogger Leonor said...

ola ricky
e aqui estou eu à procura de outro artigo para ler...

sendo assim, bom fim de semana

abraço da leonoreta

8:28 da tarde  
Blogger Henrique Santos said...

Minha boa gente, vejam só o que escrevi como comentário, num blog que andava escondido, ao que parece porque ao clicarmos na tarja azul do nome não se consegue lá mas o endereço é este:
http;//www.eraumavezumgirassol.blogspot.com e eu recomendo mesmo. Leiam então o que escrevi:

Henrique Santos disse...
Olá minina,
Eu não sei se te perdôo esta afronta! Esconderes de mim, de todos este magnífico blog! Claro que só dei uma vista de olhos, mas ele tem qualidade a rodos, tem Florbela, Matisse, Cutileiro, e... um sem número de questões maiores, contadas com a simplicidade das coisas valiosas que não necessitam de valorizações adjacentes...
Vou recomendar este cantinho que tem côr, boa música, estética, bom gosto, alegria, sinceridade, coisas sérias, dramas desdramatizados, mas vividos com a intensidade dos factos de vida, bem difíceis...
Vou te perdoar apenas porque me dás um escape espantoso para esta vida bem tortuosa, como um mau girassol versus um bom girassol, que desfaz o novelo, e nos põe bons.
Parabéns! E vou contar a novidade...
Bjinhos Ricky

10:29 AM

10:35 da manhã  
Blogger Zica Cabral said...

Fantástico esse episódio da tua juventude.
E extraordinária a nossa imaginação quando temos 16/17 aninhos. Podemos dar-nos ao luxo de sermos e fazermos o que nos dá na gana não é?. Depois corrompemo-nos. Começamos a pensar no ridiculo, enchemo-nos de ós proprios e do que os "outros" podem pensar de nós......
Adorei mesmo este episodio. Mas quero acrescentar que, se fosse no Liceu de Oeiras, nos anos 60 teriam todos um suspensão porque nem o Reitor nem o Vice reitor eram para brincadeiras.........
Os outros professores até poderiam achar graça mas..........ali imperava a ditadura....
A minha grande ausencia deveu-se a uma fase de reorganização do meu tempo. Estou mais ocupada e assim, enquanto não me organizei, não tinha tempo para ler blogs ou sequer escrever no meu. Já recomecei ambas as coisas.
Um Bom Ano de 2006 para ti
BEijinhos grandes e continua......

8:41 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Grande contador, adoro ler-te!! - e gamei a foto do liceu lol, beijo, IO.

6:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ricky,

As 12 PASSAS E

Um começar, recomeçar
para continuar
uma vida com poucos e muitos nós

Sonhar uma realidade
constante
mas distante
porque realizar sonhos é milagre do acaso

Ou não
desafios teimosia querer
mas querer significa sonhar
quase sempre
não significa poder
porque poder não podemos todos

Lá estão aquelas montanhas
com neve alta
às quais o sol nunca chega
ou se chega é cansado
mas não é coitado
é lutador

Que graça a natureza ser assim
por vezes tão igual ao que nos habituámos
por vezes tão diferente
até do que imaginámos

Assimetrias

E quantas confrontações não são recordadas
imploradas
no viver daquela céçlebre noite
com tudo
e tudo é pequeno
tão pequeno

Alguéns
O champanhe
ou o espumante que não o imita
o fogo na lareira
o sino
as passas
e eles
os que irão dar corpo aos 365 dias que se seguem

Um magnífico 2006

A adolescente irreverente

4:18 da tarde  
Blogger ♥ k said...

A Margem sul é de facto uma area muito criativa por natureza =)

Continua, estás no bom caminho!

besitos ************ K

10:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

intiresno muito, obrigado

8:28 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home