De costas para o rio...

Quero questionar-me, questionando-vos. Adoro a Paz real, aquela que brota sorrisos... Quero cantar sentimentos, desafiar os olhares do coração... Quero contar consigo, na parceria desta viagem... Por isso não quero ir para o mar, quero procurar as razões que dão amor... e, dele fazer um canto louco de alegria...

Nome:
Localização: Barreiro, Setubal, Portugal

sou alguém que é feliz...

sábado, novembro 26, 2005

Foi há 47 anos...

A festa dos meus 16 anos...

Estávamos no ano de 1958, Novembro, quente e húmido, e a 27 desse mês fazia dezasseis anos... Queria fazer uma festinha a comemorar... que não fosse o tradicional apagar das velas, e do lanchinho aos meninos e meninas, coleguinhas de escola... Queria mais, queria um bailinho, nome que mais tarde, integraria numa outra verbalização mais condizente, com as poupinhas da época (Elvis e Pat Boone) - um "party", "yes", à inglesa curta, para dar mais "sainete"... Pois, era o despertar do menino, feito jovem, feito... "tolinho da silva", numa época de arrumações sem fim, em armários que não conhecia... pêva! Que linguagem esquisita, pensava eu, quando minha Mãe dizia "... 'tá tolinho, 'tá na idade do armário..." Veio a negociação, dos convites, com a Mãezita a fazer contas à paparoca... A Manuela (depois esposa do Romão - Parafuso) e nossa professora de dança, o Toninho (Diabinho), esse era fundamental, mais o Zé Manel (Bettencourt), o Casimiro e o irmão Emílio, o Beto e o Mica (irmãos do Diabinho), o Carlos Manel, o Carlos Antunes Baptista, depois as meninas, a "mana" Candinha (Kiki), e a prima Zélia, a Paula Silva, a Isabel, a Emília, a Anabela e a mana Ana Maria, a Mia, aTeresa e a Luisa Bettencourt... e o filme já se desenrolava, ali mesmo à frente do meu nariz. No Umpala, a casa tinha aquele pátio, mesmo a calhar, com sombra frondosa de duas acácias gigantes, e a pista de dança era bem larguinha... Adultos, pois claro, os papás de alguns, os Moreiras, os Bettencourt, os Amilcar Rodrigues.... Tudo planeado, faltava só do Língamo a Maria Emília e da Matola a Luisa (nossas companheiras de viagem, diária...mas era longe e, não havia quem se responsabilizasse... naquela altura era assim...
O dia chegou...
E, foi mesmo a 27, porque era domingo. O dia nasceu lindo, aos meus olhos era mesmo esplendoroso. Mais do que as prendas eventuais, que na época se usava, queria era experimentar o bailinho... Cá dentro, alguma coisa se estava a mostrar... Inquieto, não sabia o que era e, com a voz a mudar ( o que me irritava de sobremaneira) queria experimentar algo que não sabia bem o que era. O almoço em família foi longo, o tempo decorria vagaroso, as horas de receber os convidados demorava, e a paciência começava a dar sinais, de algum inconformismo, na dolorosa contenção.... Mas, tempo é tempo, não pára, e de repente começaram todos a chegar, com uma alegria bem patente naquelas "caritas laroucas"... Os mais velhos estavam como eu, era a primeira vez em que participavam como intérpretes, não como assistentes tolerados... A primeira dança foi de sucesso para o Carlos Antunes Baptista, com um rock do Elvis, dançado com a Paula... Todos dançaram, claro, mas as outras músicas eram bem mais, como direi, difíceis, mais agarradinhos, e com aqueles adultos todos a assistir, cheios de curiosidade, naquele primeiro bailinho formal, dos... miudos, era quase desencorajante... Mas, tudo começou a entrar na rotina, com a alegria que todos passavam, de uns para os outros. As horas passavam depressa, agora parecia que o tempo tinha acelerado, feito Ferrari, em dia de grande prémio... com o Juan Manuel Fângio, pois claro! Foi uma tarde inesquecível, ainda há pouco tempo o confirmei com vários dos presentes, foi um marco, em relação, à mudança de sentido, nas nossas vidas. (não é Diabinho, mano?).
Foi assim que o Umpala, entrou na história de alguns de nós, e haveria de voltar a assinalar e de que maneira... Quando se lhe toma o gosto... E passaram-se 47 anos, quem diria, hein? E ainda hoje gosto imenso de dançar... há até quem diga que danço bem... imaginem só...

26 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sweet 16's...História bonita de momentos importantes, o despertar de jovem!
Parabéns pelo dia de hoje! Conta muitos dizendo sempre: "Sou alguém que é feliz"...E não só, Ricky: fazes os outros felizes com aquilo que escreves com tanto coração...
Bjinhos

10:30 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Um recordar a existência de uma força movimentadora na época em que se insere. Bom artigo. Beijinhos.

11:05 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Bonita recordação. Mencionas nomes de amigos de um tempo lindo e de um tempo diferente. Boane, Umbeluzi, Umpala localidades longínquas por onde estivemos e passamos. Parabéns e grande abraço! Um aniversário super bom.

12:01 da tarde  
Blogger Menina Marota said...

Ainda vim a tempo de deixar um abraço de Parabéns!

E, parabéns também, pelas memoráveis recordações que aqui deixaste! Foram uma benção!

Um abraço carinhoso e resto de bom domingo :)

5:05 da tarde  
Blogger Poesia Portuguesa said...

Associo-me à Menina _arota no abraço de Parabéns que aqui deixo!
E faço minhas, as palavras dela!

Um abraço carinhoso ;)

5:06 da tarde  
Blogger Vagabundo said...

Chegada a altura das recordações, a vida parece-nos que fica mais extasiante, pelo menos isso acontece comigo!
Obg pela partilha.

Vagabundo

10:10 da tarde  
Blogger Mikas said...

Os anos passam depressa n é?? Embora ainda n sinto muito isso já vou olhando para trás com saudade de alguns momentos.

10:31 da tarde  
Blogger Isabel Filipe said...

Belo Post...
gostei...
Os parabéns dei-tos no teu dia...

fica um beijinho

11:13 da manhã  
Blogger Mocho Falante said...

ola viva venho por aqui agradecer a tua visita lá no meu poiso.

volta sempre

Abraços

12:25 da tarde  
Blogger lena said...

parabéns apesar de atrasaditos, passei um fim de semana de cama, mas já com algumas forças para te acompanhar nestas recordações e como foi bom ler esta tua comemoração dos teus 16 anos
doces recordações as tuas
hummm e como é bom dançar !

beijinhos meus

lena

2:48 da tarde  
Blogger Manel do Montado said...

Ena companheiro o tempo é um cavalo, é verdade.
Sabes, o meu falecido e grande amigo pai dizia que "estava na idade do despertar das auroras".
É isso mano velho, recordar é viver e ainda bem que recordas com a malta que lá esteve.
Um abraço daqueles e que saudade da sombra das acácias, também eu tinha uma no quintal, big, maing big.
Abraço daqueles.

3:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns, embora atrasados, pelo teu aniversário.
E obrigada pela partilha dessa tua recordação da festa dos teus dezasseis anos.
Bjs

3:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá, Henrique!
É sempre bom recordar os bons momentos!
Depois de ler o teu post, ficamos realmente convencidos que és uma pessoa feliz.
Obrigado pela partilha deste momento, e vai aparecendo sempre!
Um grande abraço,

9:45 da tarde  
Blogger mfc said...

Que bom que era ter 16 anos e começar acatrapiscar as moças!

10:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Então ao mufana dos parties, um grande beijo de parabéns e que a festa da vida continue!!. IO.

11:19 da tarde  
Blogger Que Bem Cheira A Maresia said...

E quando damos um pézinho de dança, eu tb gosto tanto :)


Beijo e parabéns atrasados

Lina/Mar Revolto

12:21 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Luto com o Tempo, que me não dá tempo, para em oportuno tempo vos visitar.

Por isso venho, reconhecidamente, agradecer aos que passam e comentam nos meus blogs.

Também quero saudar os que, talvez como eu, não tenham tempo para me visitar.

Abraços para todos.

12:37 da manhã  
Blogger A .Carlos said...

é sempre tão bom recordar...
Recordar é Viver, né?
Abraço e obrigado, pela tua vizita no meu "cantinho".
:)

5:05 da tarde  
Blogger Leonor C.. said...

Já venho um pouco atrasada mas, mesmo assim, não deixo de te felicitar e desejar que continues a ser feliz. Como é bom recordarmos os tempos da nossa juventude... Eu também gosto imenso de dançar e, pelo que me dizem, também danço bem. As oportunidades é que são poucas!
Esse termo "mufana" aprendi com uma amiga o que quer dizer. Saudades dessas terras tão belas que eu não conheço?

Felicidades

6:59 da tarde  
Blogger Manel do Montado said...

Ronda do conjurado,

Passei para te desejar um bom feriado e uma recarga de baterias.
Bem-hajas pelo companheirismo, porque ser amigo, humano não é só recordar, é recordar com carinho.
Abraço daqueles do Manel

11:41 da tarde  
Blogger Fragmentos Betty Martins said...

Olá Ricky


Mais uma vez encantada com as tuas palavras :)

E não deixes de dançar. Eu adoro dançar :)

(assinalaste e fizeste muito bem)

Beijinhos

Bom feriado :)

4:34 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ola ricky.
ja sei colocar a foto no teu template. ainda queres?
escrevi para aqui porque o meu incredimail nao abre.
da-me a resposta para o mail do Eximproviso e depois apaga isto.

abraço da madrinha

1:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ausente por motivo de férias (merecidas!... Ah! Ah!), vim aqui ver oa teus "escritos" de que já tinha saudades.
Li tudo o que ainda não tinha lido e, como de costume, fiquei emocionado com os teus relatos. Nós vivemos, mais ou menos na mesma época e em Moçambique, "coisas" que só lá e naquele tempo se poderiam viver!
O modo como as contas faz-me sentir que eu também participei nas tuas vivencias e que fui eu que as escrevi...
Continua a mostrar-nos a tua/minha/nossa adolescencia!
Um forte abraço
Makonde

2:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá mano
Já vai para 2 meses que tinha aqui deixado um comentário para ti,mas como não percebia petavina disto o mesmo eclipsou-se..!
Termino enviando aquele abração para ti e familia.
Saudades de Boane não me faltam.
Diabinho

2:06 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ricky,
Recordar é Viver...
Vive, intensamente, recordando
Por muitooooooooooooooooooooooooos
e longoooooooooooooooooooooooooooos
anos.

Beijinho
A adelescente irreverente

4:39 da tarde  
Blogger Parapeito said...

Gostei de "cair" aqui...Pelo que li tambem tu pareces ter por lema: "Hoje não fico triste...deixo isso pra amanhã"
Que possas sempre adormecer feliz e cansado de tanto sorrir e....dançar :)

8:06 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home