De costas para o rio...

Quero questionar-me, questionando-vos. Adoro a Paz real, aquela que brota sorrisos... Quero cantar sentimentos, desafiar os olhares do coração... Quero contar consigo, na parceria desta viagem... Por isso não quero ir para o mar, quero procurar as razões que dão amor... e, dele fazer um canto louco de alegria...

Nome:
Localização: Barreiro, Setubal, Portugal

sou alguém que é feliz...

terça-feira, outubro 25, 2005

Os sons e os tons de áfrica... o dia e a noite


Olá. Mesmo sem dar tempo de leitura, ao texto anterior, mas que recomendo, porque foi parido com dôr, mas recordado com saudade positiva. Hoje vou presentear uma amiga que me tem visitado e falou precisamente no tema de hoje. África tem características próprias ambientais, por vezes, parece que o Criador colocou ali um pintor especial. Os tons são únicos e transformam-nos, consoante a altura do dia. A Betty falou do pôr do sol africano, com muita razão, mas a noite, e o nascer do dia, têm tons muito especiais. Penso, que nenhum pintor fica indiferente a tais metamorfoses, e muito poucos os que, não sendo africanos, de nascença ou de permanência, conseguem pintá-los. O poema de hoje tem algum tempo, mas tenta dar uma ideia, do que pode ser um dia e uma noite. Espero que gostem, especialmente tu Betty, a quem dedico esta pintura por palavras...


Noite e Dia africano...

O DIA

Nasceste,
e, logo me acordaste,
na frieza do teu sopro,
na claridade esplendorosa,
da tua essência universal!
Depressa me confortaste,
depressa me trouxeste calor,
aquele calor envolvente,
cheio de ideias brilhantes!
Na frescura daquelas águas,
me refresquei e me deliciei!
O sumo generoso do fruto,
daquele fruto genuino,
que desceu do alto,
da sua progenitora altiva,
protectora e centenária,
me saciou, me deliciou!
Oh destino bom,
a tua presença airosa,
marcou logo o compasso,
do apressado coração,
cheio de amor e ansiedade.
Tudo mudou à minha volta,
sãos as aves coloridas,
no chilrear da felicidade,
são os teus risos cúmplices,
é o viver, é o viver.
Na acalmia de fim de ciclo,
a luz cede o seu fulgor,
às cores pintadas pelo Criador,
e o frio regressa à nossa pele,
é o dia africano que termina,
no seu ritual de beleza,
côr, vida, e ... saudade!


A NOITE

A sinfonia do silêncio,
feita de múltiplas formas,
de notas únicas,
que me embalam,
num berço maticado,
ao fogo dos braços secos,
outrora suporte de vida,
agora conforto da alma!
De quando em vez,
o silêncio interrompe-se,
o grilo que procura fêmea,
a coruja além que se manifesta,
é o rugido imponente do leão,
o grito aflitivo do macaco,
afinal, o bater de corações aflitos,
da fauna que se renova!
Escuto o teu pensamento,
procuro os teus lábios,
suporto os teus seios,
sinto o teu corpo quente,suado
o teu cheiro me invade,
e fico de coração apressado,
outra vez, e me enlaças,
numa comunhão perfeita,
de amor sem reservas.
E, a noite cai mesmo.
O dia prepara a sua chegada,
e, nós, vencedores, felizes,
agradecemos a benção,
do Criador, africano....

13 Comments:

Blogger aDesenhar said...

já deu para entender esse amor por África :)

visita esta página ...

http://www.olympus.co.jp/en/event/DITLA/

dá para matar um pouco a saudade :)

abraço

5:17 da tarde  
Blogger aDesenhar said...

ops

tinha-me esquecido de dizer que as imagens são acompanhadas por sons de África.

:)

5:21 da tarde  
Blogger Manel do Montado said...

Ena Ricky tás em grande, maning poeta. Só quem lá viveu é que jamais esquecerá um por ou um nascer de sol daqueles...chiça que saudades.
África tem m cheiro peculiar e uns sons únicos...chiça outra vez.
Abraço

8:42 da tarde  
Blogger Carlos Gil said...

... e cá vim, again, por a leitura em dia. Gostei mais do 'A Noite'. Abraço

12:23 da tarde  
Blogger Nina said...

Lindissimos os poemas :)

Beijinho e obrg pela tua visita :)

1:44 da tarde  
Blogger Henrique Santos said...

Meus caros, obrigada pela visita:
ADESENHAR
os meus agradecimentos pela dica, vou mesmo matar saudades...
MANEL DO MONTADO
Kanimambo, de facto são espectáculos que nunca esqueceremos, CHIÇA!
CARLOS GIL
Como é bom vêr-te por aqui... claro que gostaste mais da noite, como se eu te não conhecesse... eheheheh
NINA
Olá ainda bem que gostaste.
Bjinhos Ricky

4:15 da tarde  
Blogger Português desiludido said...

Pois é Ricky!não há pincéis que descrevam....
1 Abr
Pedro

9:01 da tarde  
Blogger Julio Thomé said...

Maravilhoso!... me senti muito bem ao ler os versos, me imaginando na Africa... Muito bom...

2:28 da tarde  
Blogger Zica Cabral said...

Ricky ainda não li todos os teu textos porque neste momento tenho imenso que fazer mas o que li adorei. Vou pôr um link nos meus blogs para te poder ler com calma porque gosto mesmo muito.
Um beijinho
Zica

4:26 da tarde  
Blogger Zica Cabral said...

obrigado Ricky pela tua apreciação aos meus trabalhos. Volta sempre. Preciso sempre de criticas
Beijinhos grandes
Zica

7:10 da tarde  
Blogger Fragmentos Betty Martins said...

Olá Ricky

Estou muito comovida pelas tuas palavras.

As cores, os sons de África são de facto únicos. Quem alguma vez teve a felicidade de os ter visto jamais esquecerá tal visão que é uma benção e - agradecemos a benção,
do Criador, africano....

Os poemas “Dia – Noite”

São um quadro maravilho – que não tenho palavras - ficaram presas na garganta.

Um pedacinho de África que irei guardar com um carinho muito especial

De coração muito obrigada

Um beijo grande

7:10 da tarde  
Blogger Henrique Santos said...

Pecaas
Kanimambo. É verdade só Deus pode pintar assim...
Julio Karlos
... as suas palavras são um incentivo, que agradeço...
Zica Cabral
Obrigada, espero que venhas a gostar do que leres... eu vou voltar aos teus cantinhos, para me deliciar...
Betty
Obrigada. Fico feliz por teres apreciado esta humilde dedicatória.
Escrevo para me reconciliar, para atirar cá para fora, o meu sentir sobre a vida, valorizando-a, com um sentido positivo e ainda de agradecimento a Deus pelo ar que respiro...
Bjinhos Ricky

11:02 da manhã  
Blogger th said...

oi, querido amigo, não tenho comentado porque tenho andado super ocupada a resolver p+roblemas em relação ao acidente que tive. Logo que tudo esteja resolvido prometo ser mais assídua.
Um beijo, th

11:25 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home